Cozinhar a vapor ajuda a preservar alimentos
Confeccionar alimentos a vapor é um dos métodos mais saudáveis existentes na cozinha, uma vez que o recurso a gorduras é praticamente inexistente. As vantagens que a cozinha a vapor traz à saúde humana resultam, essencialmente, da qualidade nutricional dos alimentos após a sua preparação.
A Associação Portuguesa dos Nutricionistas promove a campanha ‘Comer Bem é Mais Barato’, na qual a cozinha a vapor, inventada na China há milhares de anos, permite concretizar uma refeição saudável com poucos gastos.
Especialistas em culinária e nutrição elogiam a cozinha a vapor, por inúmeras razões. Além de ajudar a preservar os nutrientes na própria comida, ao contrário da cozedura, que os dissolve na água, as panelas desenhadas para a cozinha a vapor permitem cozinhar diferentes tipos de alimentos em simultâneo, através de um sistema de andares. Este método permite poupar também no gás usado.
Os vegetais e o peixe são alimentos de eleição para serem utilizados na cozinha a vapor. Algumas verduras, por exemplo, podem demorar até cinco minutos a estarem preparadas. Também o arroz pode ser confeccionado desta forma.
PRAÇA 8 DE MAIO RECEBE 'CHEF'
O quarto momento da iniciativa ‘Comer Bem é Mais Barato’ será realizado em Coimbra, na Praça 8 de Maio, junto ao Mercado Municipal. É neste local que o ‘chef’ André, mestre cozinheiro encarregado de preparar receitas a um euro, mostra hoje aos portugueses como elaborar uma refeição completa com creme de grão-de-bico, couve-de-bruxelas, omeleta de alho-francês e cenoura, com arroz de espinafres. A sobremesa será um kiwi.
"COZINHAR A VAPOR TEM VANTAGENS": Isabel do Carmo Endocrinologista do Hospital Sta. Maria
Correio da Manhã – Cozinhar a vapor tem vantagens para a saúde?
Isabel do Carmo – Só tem vantagens. Como os alimentos não são mergulhados em água, as vitaminas, nutrientes e sais minerais não se perdem. Além disso, ganha-se até no sabor. Os alimentos ficam mais saborosos.
– É um método totalmente livre de gordura?
– A gordura não é necessária quando se cozinha a vapor. Pode juntar-se quantidades muito pequenas, para dar apenas um pouco mais de sabor, mas não é estritamente necessária.
– De que forma se reflectem estas qualidades na saúde das pessoas?
– Começa logo por não ser necessária qualquer gordura para confeccionar os alimentos. Pouca ou nenhuma gordura é sempre bom. Depois, funciona como a sopa. Enquanto na sopa se bebe a água, que tem as vitaminas e os sais minerais, na cozinha a vapor está lá tudo.
– É económico?
– Poupa-se na gordura e nos problemas que dela advêm, além de se poupar em gás na sua confecção.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt