Criação de unidade do cibecrime "está em curso"
"Organização mais nobre" a este tipo de investigação.
A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, divulgou esta sexta-feira que está em curso o processo legislativo para criação formal de uma unidade de combate ao cibercrime, para dar "uma organização mais nobre" a este tipo de investigação.
"Para que o sinal seja inequívoco, na proposta de lei que levamos ao processo legislativo, temos a criação da unidade de cibercrime de uma forma absolutamente inequívoca", disse Paula Teixeira da Cruz um dia depois de o responsável pelo sítio da internet Tugaleaks ter sido detido pela Polícia Judiciária, por crimes de sabotagem informática, dano informático, acesso ilegítimo e acesso indevido a diversos sistemas informáticos do Estado e empresas privadas.
A ministra garantiu que "o cibercrime é, a par do terrorismo, uma prioridade" e que, apesar de já se investigarem estes crimes, "não há como dar-lhe uma organização mais nobre de um ponto de vista legislativo".
"E que não haja dúvidas sobre isso - está já em processo legislativo a criação formal da unidade do cibercrime", garantiu a governante, segundo a qual "correrá o processo legislativo no âmbito do Governo e seguirá subsequentemente para a assembleia".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt