Cruz e Ritto podem perder condecorações

Processos de irradiação da Ordem do Infante D. Henrique atribuídas a Carlos Cruz e Jorge Ritto já estão em curso.

16 de janeiro de 2015 às 13:42
16-01-2015_12_45_08 cruzritto.jpg Foto: Vítor Mota
Partilhar

Carlos Cruz e Jorge Ritto, ambos condenados por abuso sexual de crianças, em 2010, no âmbito do processo ‘Casa Pia’, vão perder as condecorações recebidas por Jorge Sampaio e Mário Soares, respetivamente.

Manuela Ferreira Leite, presidente do Conselho das Ordens Nacionais, confirmou ao jronal Diário de Notícias que o órgão já deu início aos dois processos de irradiação das condecorações, segundo a própria, algo inédito até à data em Portugal.

Pub

Concorda com perda de medalhas de Carlos Cruz e Jorge Ritto?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Concorda com perda de medalhas de Carlos Cruz e Jorge Ritto?

A Lei das Ordens Honoríficas Portuguesas diz que o Conselho das Ordens Nacionais tem poder para "efetivar a irradiação automática dos membros das ordens (…) que tenham sido condenados pela prática de crime doloso punido com pena de prisão superior até três anos".

Pub

Carlos Cruz foi condecorado com a Grande Ordem do infante D. Henrique, pelo então Presidente da República Jorge Sampaio, como reconhecimento do trabalho feito na Comissão do Euro 2004. Já Jorge Ritto recebeu o Grande Colar da ordem do Infante D. Henrique pelas mãos de Mário Soares, pelos serviços prestados ao país nas embaixadas onde esteve o ex-embaixador.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar