Deputados pedem plano para proteger a costa algarvia

A erosão da orla costeira é uma das maiores preocupações assinaladas no documento.

12 de março de 2018 às 08:59
Derrocada de arribas Foto: Pedro Noel da Luz
Partilhar

O Grupo Parlamentar do PSD apresentou um projeto de resolução à Assembleia da República para a defesa da orla costeira algarvia, com especial foco nas zonas em situações de risco devido à erosão, que ficou mais acentuada com as fortes marés que se fizeram sentir na altura do temporal de há duas semanas.

"Exige-se uma inventariação das situações de risco do litoral relacionadas com a utilização dos areais face aos eventos potenciais de desmoronamento de arribas, assoreamento das barras e devastação dos cordões dunares das ilhas-barreira da Ria Formosa, de que a situação da praia de Faro é um exemplo paradigmático", pedem os deputados sociais-democratas.

Pub

As 19 derrocadas ocorridas nas arribas da zona do Barlavento entre 28 de fevereiro e 6 de março causam também preocupação, apesar de reconhecerem que a erosão "é um processo natural" e valorizarem o trabalho feito pela Agência Portuguesa do Ambiente de atenuarem situações semelhantes.

No documento a que o CM teve acesso, é pedido que o Governo defina, no prazo de 30 dias, um "Programa de Minimização de Riscos de Utilização da Faixa Costeira e de intervenção nas infraestruturas patrimoniais afetadas pela intensa pluviosidade e forte agitação marítima".

Outro programa, "urgente", de alimentação artificial de praias é outra das propostas dos cinco deputados - José Barros, Cristóvão Norte, Fernando Negrão, António Silva e Jorge Oliveira - que querem ainda uma campanha pública, durante a época balnear, para sensibilizar, por exemplo, acerca dos perigos das arribas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar