Derrocada corta EN222 em Santa Maria da Feira
Cabo de um poste de iluminação foi arrastado, mas não afetou a ligação.
Uma derrocada que ocorreu durante a madrugada desta quinta-feira obrigou ao corte da circulação na EN222, no troço entre Canedo, Santa Maria da Feira, e Lomba, em Gondomar. O deslizamento de terras obstruiu as duas vias de trânsito e arrastou um cabo de um poste de iluminação, mas a ligação não foi interrompida. Foram condutores que alertaram as autoridades.
"Já não é a primeira vez que isto acontece. No ano passado também houve uma derrocada mais pequena no mesmo sítio", explica ao CM Manuel Francisco, morador em Canedo.
"Desde as 5h30 da manhã tivemos aqui meios, numa colaboração entre a junta de freguesia de Lomba, Canedo e os serviços municipais da Proteção Civil", explica Vítor Marques, vereador da Proteção Civil do município de Santa Maria da Feira. Durante o dia, a GNR articulou a gestão do trânsito para que a circulação fosse reaberta de forma alternada e faseada, em períodos de 15 minutos. Nessas alturas, os trabalhos de limpeza foram interrompidos para permitir a passagem dos veículos. "Há muita gente que trabalha em Castelo de Paiva e usa esta estrada para ir trabalhar. Sei de muita gente que hoje não o conseguiu fazer e de autocarros que não passavam aqui. Entretanto com a reabertura de uma das vias, a situação melhorou", refere ao CM José Rocha, representante da junta de freguesia da Lomba.
A Proteção Civil vai agora reavaliar o estado do talude para garantir condições de segurança e evitar novas derrocadas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt