Grupo detido pela PJ que assaltava multibancos tinha armas de guerra

Dois portugueses e um estrangeiro tinham antecedentes criminais e são considerados perigosos.

11 de dezembro de 2017 às 10:36
PJ, Polícia Judiciária, costas, xxx Foto: Diogo Pinto
Polícia Judiciária, xxx Foto: Pedro Catarino

1/2

Partilhar

O grupo desmantelado pela Polícia Judiciária (PJ) por assaltos a caixas multibanco, com recurso a explosão, integra um cidadão estrangeiro, é formado por "gente perigosa" com antecedentes criminais e acesso a armas com calibre de guerra, revelou esta segunda-feira a PJ.

Em conferência de imprensa, o diretor da Unidade Nacional de Contra-Terrorismo (UNCT) da PJ, Luís Neves, garantiu que a liderança daquele grupo criminoso "está desmantelada", precisando que os três homens, dois portugueses e um estrangeiro, com idades entre os 27 e os 30 anos, foram detidos durante a madrugada desta segunda-feira, numa localidade a norte de Lisboa, no âmbito de uma operação que teve a colaboração da GNR.

Pub

Fontes policiais contactadas pela Lusa precisaram que as detenções ocorreram na zona de Alcobaça (distrito de Leiria) e que o cidadão estrangeiro que integrava aquela associação criminosa é oriundo de um país de Leste.

Segundo Luís Neves, a operação desencadeada esta segunda-feira e que permitiu apreender cilindros com gás explosivo, armas com calibre de guerra e mais de uma dezena de milhares de euros, foi o culminar de uma investigação que dura há um ano e que tem tido a cooperação da PSP e do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

Os detidos, que serão interrogados na terça-feira por um juiz de instrução criminal, tem antecedentes criminais, mas por "factos de diferente tipologia", referiu o diretor da UNCT, sem adiantar mais pormenores sobre o passado dos suspeitos.

Pub

Ao grupo agora desmantelado é atribuído a prática de vários assaltos a caixas de multibanco, sempre através do método de explosão, mas não foi quantificado o número de assaltos que terá realizado.

Entre os objetos apreendidos ao grupo criminoso consta uma metralhadora (AK 47), cuja proveniência está ainda a ser investigada.

Do material apreendido pela PJ e exposto numa das salas da sede da PJ figuram ainda baterias, cabos elétricos, mangueiras e partes integrantes de caixas de multibanco, que servirão de material probatório a apresentar pelas autoridades.

Pub

Durante este ano já terão sido assaltadas mais de 150 caixas de multibanco

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar