Detenções de taxistas disparam 3960% em Lisboa
Divisão de Trânsito da PSP da capital deteve 198 motoristas por especulação em nove meses.
A luta da Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa contra o crime de especulação nos preços praticados pelos taxistas deu frutos nos primeiros nove meses deste ano, com a detenção de 198 destes profissionais. Este número representa uma subida astronómica de 3960% face a igual período de 2024, quando tinham ocorrido apenas cinco detenções.
"A especulação de preços praticados pelos taxistas é feita de diversas formas, não só pela adulteração dos taxímetros. E as detenções não ocorrem só no aeroporto, estendendo-se a toda a cidade", disse ao CM o subintendente Henrique Figueiredo, comandante da Divisão de Trânsito. A unidade, que patrulha em Lisboa, e noutros cinco concelhos limítrofes da capital, deteve um total de 1412 pessoas por crimes rodoviários no mesmo período, quando no ano passado tinha apanhado apenas 328 (subida de 400%). "A nossa proatividade subiu graças ao reforço de dezenas de efetivos que tivemos este ano. Recorde-se que início de 2024 foi marcado por um protesto de polícias, que teve reflexo nas estatísticas operacionais", concluiu Henrique Figueiredo.
A nível nacional, a PSP deteve 900 pessoas pelo mesmo tipo de delitos no mês passado, um aumento de 125% face às 720 apanhadas em setembro de 2024.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt