Detidas duas mulheres que fingiam ajudar passageiros no metro de Lisboa para os roubar
Durante o processo, aproveitavam para identificar potenciais vítimas, memorizando o código PIN dos cartões de pagamento, sempre que este era o método utilizado.
A PSP deteve duas mulheres que fingiam ajudar alguns utilizadores do metropolitano de Lisboa na compra de bilhetes, memorizando os códigos dos cartões multibanco, para depois os furtarem.
Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP refere que as duas mulheres, de 16 e 21 anos de idade, foram detidas em flagrante na semana passada, na freguesia de Santa Maria Maior, e ficaram em prisão preventiva.
As mulheres são suspeitas da prática dos crimes de furto qualificado, furto simples, abuso de cartão de pagamento e falsificação de documentos.
As mulheres circulavam nas linhas do Metropolitano de Lisboa, aproximavam-se das máquinas automáticas de venda de bilhetes, oferecendo ajuda aos utilizadores para efetuar a compra ou o carregamento dos títulos de transporte.
Durante esse processo, aproveitavam para identificar potenciais vítimas, memorizando o código PIN dos cartões de pagamento, sempre que este era o método utilizado.
Posteriormente, seguiam as vítimas nas viagens de metro e, no momento mais oportuno, furtavam-lhes as carteiras, com os respetivos cartões de pagamento utilizados momentos antes, descreve a polícia.
Na posse dos cartões e conhecendo os respetivos códigos PIN, dirigiam-se a estabelecimentos comerciais onde adquiriam bens eletrónicos, peças de vestuário ou serviços de beleza e estética.
A PSP explica que era comum efetuarem estas compras através da aquisição de cartões-presente, que posteriormente usavam, dias depois, em diversas lojas espalhadas pela cidade de Lisboa.
As mulheres foram detidas na passada quinta-feira, no momento em que efetuavam a compra de dois telemóveis, no valor de 1.249 euros cada, recorrendo a cartões de pagamento furtados naquele mesmo dia, na estação de metro da Baixa-Chiado, pertencentes a um turista.
Como resultado dos furtos e do consequente uso dos cartões de pagamento foi apurado um prejuízo total estimado em cerca de 14.000 euros, distribuído por seis vítimas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt