Detido por gritar ‘Heil Hitler’ e fazer a saudação nazi
Português julgado pela apologia de crimes contraa Humanidade.
Um jovem português emigrado em França foi detido pela polícia daquele país após ter gritado publicamente ‘Heil Hitler’ ao mesmo tempo que fazia a saudação nazi. As autoridades anunciaram agora que será julgado a 1 de fevereiro. Vai responder pela apologia de crimes contra a humanidade.
Este episódio teve lugar no passado dia 11, quando os franceses celebraram o Dia do Armistício – que celebra o fim da I Guerra Mundial, após acordo entre os Aliados e a Alemanha. Durante uma cerimónia em Sainte-Livrade-sur-Lot, localidade entre Bordéus e Toulouse, o português de 22 anos levantou-se de uma esplanada, fez a saudação nazi e gritou duas vezes ‘Heil Hitler’.
Os gritos chocaram as centenas de pessoas presentes nas cerimónias, entre populares, autarcas locais, bem como representantes policiais e militares. De imediato o português – emigrado em França e residente na vizinha localidade de Laffite-sur-Lot – foi abordado pelas autoridades, que lhe deram a ordem de detenção. O emigrante estava ainda na posse de uma pequena quantidade de droga.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt