Detido suspeito do homicídio de 'Manu'

Advogado de Mateus Machado diz que jovem "participou na rixa, mas não foi ele que o matou”.

Atualizado a 17 de abril de 2025 às 19:56
Partilhar

Foi detido o principal suspeito do homicídio de Manu, o jovem assassinado junto ao bar académico da Universidade do Minho, em Braga. O suspeito, Mateus Machado, de 27 anos, preparava-se para "fugir para o estrangeiro", revela fonte policial. 

O advogado de Mateus Machado negou ao NOW que o seu cliente seja o autor do homicídio. “Participou na rixa, mas não foi ele que o matou”, disse António Falé de Carvalho. “Fugiu com os outros, mas não foi ele. As imagens de videovigilância vão comprová-lo”, sublinhou. Disse desconhecer o motivo da rixa e acrescentou que o suspeito não conhecia a vítima e que “não tem cá família”.

Pub

Mateus Machado, de 27 anos, estava escondido numa casa nas proximidades de Castelo Branco, com a namorada, quando esta manhã foi detido pela Polícia Judiciária de Braga. As autoridades conseguiram travar a fuga para o estrangeiro do principal suspeito de matar Manu.

O jovem brasileiro estaria a viver em Gaia, perto do jardim do Morro. 

"Das diligências ininterruptas entretanto realizadas pela PJ, foi possível identificar, localizar e deter o agressor, que já se encontrava em fuga, refugiado numa zona isolada do interior do país e a preparar-se para fugir para o estrangeiro", refere a polícia. Mateus Machado tem nacionalidade brasileira e está indiciado de homicídio qualificado.

Pub

Fonte judicial acrescentou esta quinta-feira à Lusa que o detido será presente no sábado a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, para aplicação das medidas de coação. 

Tal como o CM adiantou em exclusivo esta semana, o jovem estudante de 19 anos foi atingido com dois golpes de faca, um na axila direita e outro no peito.

O funeral de Manu decorre esta tarde. Na igreja de Gualtar, na igreja onde desde as 11h00 está a decorrer o velório, os familiares disseram ao CM que a detenção “não serve de consolo, mas tranquiliza, numa hora de tanta dor”

Pub

Já cumpriu pena nos EUA

Mateus Machado já foi condenado por crimes de violentos de roubo, extorsão e sequestro. Cumpriu pena de dois anos nos EUA, tendo sido depois deportado para o Brasil, de onde é natural.

Não se sabe como é que Mateus chegou a Portugal. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar