Direito de Resposta - Samir Mayonko Lacerda Vaz Fernandes
Referente à notícia: "‘Narcos’ famosos transferidos de urgência devido a plano de fuga".
A notícia veiculada no passado dia 14 de junho de 2025 pelo Correio da Manhã afirma, de forma errónea e sem fundamento, que o recluso Samir Fernandes, terá sido transferido de urgência do Estabelecimento Prisional de Monsanto para o Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira por suspeitas de envolvimento num plano de fuga.
Tal afirmação é falsa. O recluso nunca esteve envolvido em qualquer plano de fuga, nem existem indícios nesse sentido.
Também é falso que tenham sido encontrados na cela do recluso quaisquer papéis, esquemas ou documentos relacionados com eventual tentativa de fuga, contrariando diretamente o que foi sugerido pelo Correio da Manhã.
A decisão de transferência do recluso foi-lhe formalmente notificada, sendo os motivos apontados totalmente alheios a qualquer suspeita de fuga.
É de lamentar que este órgão de comunicação social tenha divulgado informações sem proceder à devida verificação dos factos. Seria perfeitamente possível e desejável que o jornal tivesse contactado os Estabelecimentos Prisionais, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, ou os advogados dos reclusos, a fim de determinar os motivos que constam da decisão de transferência.
Por outro lado, é preciso notar que Samir Fernandes foi alvo de avaliações periódicas no Estabelecimento Prisional de Monsanto, tendo revelado conduta disciplinada, cumpridora das regras e normas institucionais.
A publicação de informações falsas e prejudiciais à honra e reputação do recluso configura uma violação do seu direito à imagem e bom nome e compromete a credibilidade da imprensa.
Direito de resposta relativo à notícia: 'Narcos’ famosos transferidos de urgência devido a plano de fuga
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt