Idoso dispara caçadeira para afastar pombos e acerta na mulher

José Simão, 81 anos, queria atingir pombos “para fazer um arrozinho no Ano Novo” mas atingiu Maria da Conceição, em Tavira.

02 de janeiro de 2019 às 01:30
Partilhar

"Ah, ladrão, que já me mataste!" Foi só quando José Simão, idoso de 81 anos, ouviu o grito da mulher, Maria da Conceição Simão, de 72, que se apercebeu de que, em vez de atingir uns pombos a tiro de caçadeira, conforme pretendia, acertou na mulher, que se encontrava dentro de uma dependência que o casal possui do outro lado da estrada, no Monte da Mealha, em Cachopo, concelho de Tavira, a meio da tarde desta terça-feira.

Sem conseguir conter as lágrimas, o idoso contou ao CM que o seu objetivo era "atingir um ou dois pombos que estavam junto a uma azinheira para fazer um arrozinho no Ano Novo". José Simão garantiu, aliás, que nem sequer sabia onde é que a mulher se encontrava naquela altura, apesar de ela "ir muitas vezes fazer renda" para o interior da casa onde estava quando foi atingida.

Pub

O alerta para o acidente foi dado pelas 16h00 de terça-feira por um vizinho do casal. Os chumbos do disparo da caçadeira de José Simão acabaram por atingir a vítima na face, num olho, nos braços, peito e abdómen. Maria da Conceição Simão, que foi assistida no local do acidente pelos meios de socorro acionados, foi considerada ferida grave e transportada em seguida para o hospital de Faro.

Contudo, devido à gravidade dos ferimentos - sobretudo o que sofreu num dos olhos – acabou depois por ser transportada para uma unidade hospitalar em Lisboa. A GNR identificou o idoso e apreendeu a arma, que aquele tinha atirado para o chão após o disparo. A PJ investiga o caso.

Pub

PORMENORES

Vizinho alertou

Foi um vizinho do casal, Manuel Lourenço, quem deu o alerta para o que aconteceu. "A Maria da Conceição dizia que não queria ir ao hospital mas eu disse que ela tinha de ir e chamei o INEM."

Pub

"Estava aflito"

O vizinho contou ao CM que José Simão estava "muito aflito". "Ele só dizia ‘matei a minha mulher, matei a minha mulher’. Mas consegui acalmá-lo . Ela foi atingida e também há chumbos na parede."

Socorro

Pub

A ferida foi assistida, ainda no Monte da Mealha, pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM de Faro e por uma ambulância de socorro dos bombeiros de S. Brás de Alportel.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar