Dois detidos por posse ilegal de arma em operação contra grupo que furtava veículos
Foram apreendidas viaturas, dinheiro e armas. Grupo roubava viaturas para as desmantelar e vender peças.
Dois homens foram detidos no Porto por posse ilegal de armas no âmbito de uma investigação a um grupo suspeito de furtos qualificados e recetação de veículos furtados, tendo sido apreendidas viaturas, dinheiro e armas, anunciou esta quinta-feira a GNR.
Em comunicado, aquela força de investigação refere que na operação, na qual foram detidos na quarta-feira os dois suspeitos, foi dado cumprimento a 45 mandados de busca, designadamente 18 domiciliárias, 18 em viaturas e nove em estabelecimentos comerciais (empresas e stands de venda de veículos), em concelhos da área do Grande Porto.
Segundo a GNR, o grupo visado recetava veículos furtados, desmantelava as viaturas e vendia as peças no mercado ilícito, sendo que os crimes terão sido praticados em diversos países da Europa e em vários distritos de Portugal, com especial incidência nos distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto e Aveiro.
Os crimes, acrescenta, terão causado prejuízos que poderão ascender a cerca de 500 mil euros.
No decurso das diligências policiais foram apreendidas duas caçadeiras de cano longo, quatro viaturas com suspeita de alteração do número de identificação (VIN), um motociclo furtado em França, 19 telemóveis, 14 doses de haxixe, um cofre e dois relógios da marca Rolex.
Foram também apreendidos 10 mil euros em numerário, uma central de mineração de criptoativos, diversos componentes automóveis (centralinas, chaves, rádios e chapas de matrícula), documentação relacionada com a receção de material furtado e adulteração de viaturas.
No decurso das diligências policiais foram ainda constituídos arguidos três homens, com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos.
Os factos foram ao Tribunal Judicial de Porto.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt