Dupla fazia extorsão a imigrantes ilegais
Serviço de Estrangeiros e Fronteiras investigava suspeitos há cerca de um ano.
Os dois homens, com cerca de 40 anos, do Hindustão (área da Ásia que abrange Nepal, Butão e parte da Índia, entre outros países), estavam a ser investigados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) há cerca de um ano, por suspeitas de extorsão e auxílio à imigração ilegal. Foram agora detidos em Armação de Pêra.
A detenção, na quarta-feira, dos dois suspeitos - um já nacionalizado português - resultou de mandados judiciais, explicou ao CM fonte do SEF. Na operação, em que estiveram envolvidos 45 inspetores, foi ainda dado cumprimento a sete mandados de busca domiciliária e outro de busca em viatura.
Durante a ação o SEF apreendeu também algum ópio, em sacos, bem como documentação variada. Foram ainda intercetados sete estrangeiros em situação irregular. Os dois detidos foram apresentados, ainda na quarta-feira, ao Tribunal de Silves. Ficaram sujeitos a apresentações semanais, proibição de saída do país, entrega de passaporte e proibição de contactar com as testemunhas.
Ontem de manhã, SEF e GNR desencadearam uma operação conjunta, também na zona de Armação de Pêra, com vista à prevenção do tráfico de pessoas para fins de exploração laboral. Foram identificados 90 estrangeiros, trabalhadores de várias entidades empregadoras, ligadas à prestação de serviços na agricultura e construção civil. Sete estavam em situação irregular e dois foram detidos. Os outros cinco foram notificados para abandonar o país.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt