Empresa vai gerir centro hospitalar

Novo organismo inclui universidade e centro de reabilitação.

31 de março de 2017 às 08:38
empresa, centro hospitalar, organismo, universidade, centro de reabilitação, Algarve, saúde, Foto: Luís Forra / Lusa
Partilhar

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), que vai substituir o atual Centro Hospitalar do Algarve (CHA), vai ser uma Entidade Pública Empresarial (EPE).

A informação foi ontem avançada por Paulo Morgado, novo presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, que explica que, "como EPE, há maior facilidade na aquisição de material ou na contratação de pessoal".

Pub

As alterações legislativas para a criação da EPE estão agora a ser feitas. Só depois o CHUA irá substituir o CHA. "Não posso avançar uma data, apenas que será nas próximas semanas, mas não sei quantas semanas", refere Paulo Morgado.

O trabalho passa pelos ministérios da Saúde, Ciência e Finanças. Isto porque além dos três hospitais da região (Faro, Portimão e Lagos), o CHUA vai incluir ainda um polo de investigação na Universidade do Algarve e o Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, em São Brás de Alportel.

Apesar de os hospitais continuarem sob uma mesma entidade, haverá um reforço da autonomia de gestão entre o hospital de Faro e os de Portimão e Lagos. E o mesmo está previsto para o centro de reabilitação.

Pub

A unidade de São Brás de Alportel, uma das poucas do País na área, enfrenta dificuldades após o fim do contrato com o grupo privado que a explorava e após a gestão ter passado para a ARS, em 2013. Paulo Morgado acredita que com a integração no CHUA, será possível repor todos os serviços e reabrir a totalidade de camas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar