Enfermeiros recorrem para tribunal da decisão que tem efeitos retroativos
Classe profissional viu um corte no salário de 205 euros.
Há enfermeiros com reduções nos salários na ordem dos 205,52 euros. "Além de receberem menos são também obrigados a devolver parte dos vencimentos auferidos desde janeiro de 2018, num total de 1950 euros", disse ao CM, o dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, Nelson Pinto. "Os cortes em vários hospitais levou, enfermeiros a recorrerem aos tribunais", acrescentou o presidente do Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal, Carlos Ramalho.
"A redução do salário pode atingir cerca de 20 mil dos 43 mil enfermeiros que trabalham nos hospitais públicos e centros de saúde", disse Nelson Pinto.
Os cortes resultam das administrações hospitalares passarem a aplicar a circular informativa emitida pela Administração Central do Sistema de Saúde sobre a evolução dos salários resultante do descongelamento das progressões da Função Pública. "Em janeiro de 2018, os enfermeiros do primeiro escalão foram aumentados de 1201,48 euros para 1407 euros, devido à atualização, desde 2004, da contagem de tempo. Treze meses depois, a circular informou que os 1407 euros só serão atingidos em dezembro, pelo que o aumento efetuado foi considerado incorreto", disse.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt