"Era a vida dele ou a casa. Tive que o convencer a sair": Jovens salvam casal de idosos de incêndio

Três jovens salvaram um casal de idosos de uma casa em chamas, em Guimarães. Dizem que não se sentem heróis.

02 de outubro de 2025 às 01:30
Tiago Duarte e Luís Pliteiro, de 21 e 28 anos, salvaram casal de moradia em chamas Foto: CMTV
Jovens convenceram morador de 95 anos a deixar a casa Foto: CMTV

1/2

Partilhar

"É até desconfortável dizer que sou um herói. Não sinto isso, porque não fiz nada de mais e nem sequer fui lá sozinho". Luís Pliteiro, 28 anos, ex-bombeiro em Guimarães, salvou, com outros dois colegas de trabalho, um casal de idosos de uma casa em chamas, em Guimarães. O incêndio aconteceu na segunda-feira à tarde e apesar da consciência de que evitaram uma tragédia, não se sentem heróis. 

Luís e Tiago Duarte, com outro colega também Tiago, regressavam ao trabalho, no Laboratório da Paisagem, após o almoço, quando se aperceberam da casa em chamas. Sem pensar duas vezes, saíram em socorro do casal de idosos. "Encontrei o portão fechado, saltei e quando entro, estava o casal no corredor", relata Luís. Os idosos, ela com 80 anos e ele quase 95, já tinham detetado o incêndio no sótão e tentavam apagar com baldes de água.

Pub

"Olhei para cima e vi que, a qualquer momento, o teto podia desabar, que não íamos conseguir fazer nada. Tirei a senhora, mas o senhor não queria sair. Disse ao Luís que tinha que convencer o senhor", relatou Tiago Duarte. "Disse-lhe que ou era a vida dele ou a casa. Tive que o convencer", atirou Luís.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar