Escola de São João da Madeira parcialmente afetada pelo mau tempo
Associação de pais pede que as obras sejam "de fundo" para que o problema fique definitivamente resolvido.
Alunos de uma escola EB1 de São João da Madeira ficaram esta segunda-feira sem aulas devido a estragos provocados pelo mau tempo na cobertura que estava a ser substituída pra remoção de amianto, revelou a respetiva associação de pais.
O estabelecimento afetado pela tempestade foi a EB1 e Jardim-de-infância de Fundo de Vila, onde a associação de pais diz ter identificado no domingo "falhas elétricas, um teto desabado, móveis bastante danificados, piso degradado e um copioso pingar de água pela maioria do espaço escolar".
As condições de segurança verificadas no local esta segunda-feira de manhã desagradaram a alguns encarregados de educação, pelo que, segundo revelou à Lusa a presidente da estrutura que os representa, Joana Dias, "algumas crianças foram para as aulas e outras não, como decidido pelos pais, porque isso foi deixado ao critério deles".
Contactada pela Lusa, fonte oficial da autarquia atribuiu os estragos aos efeitos do mau tempo registado durante o fim-de-semana, referindo que, embora a cobertura da escola estivesse a ser retirada para substituição dos seus componentes em amianto e isso implique sempre "alguma possibilidade de infiltração de água", foram os ventos fortes e a precipitação da madrugada de domingo que pioraram o cenário.
"Do número global de alunos, 75% tiveram aulas e 25% ficaram em casa", indicou a autarquia, referindo que, entretanto, procedeu a uma reorganização dos espaços escolares para que "terça-feira já todos possam ter aulas num registo normal", ocupando, por exemplo, a área da biblioteca.
Quanto às reparações que agora se revelam necessárias, a mesma fonte disse que "deverá ser precisa uma semana para as três salas afetadas voltarem a estar plenamente funcionais".
A associação de pais da escola de Fundo de Vila reclama, por sua vez, "obras de fundo e não apenas de cosmética para resolver temporariamente os danos causados".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt