Especialista recomenda uma açorda por semana
A açorda à alentejana faz bem à saúde e deve constar da ementa dos portugueses, pelo menos uma vez por semana. Esta foi a recomendação da médica Isabel do Carmo, endocrinologista e professora da Faculdade de Medicina de Lisboa, num debate do 1.º Congresso das Açordas, que termina hoje em Portel.
“A açorda é composta pelo pão (rico em vitaminas e hidratos de carbono complexos, fornecedores de energia), pelo ovo (rico em proteínas e pobre em calorias), pelo azeite (gordura protectora), pelas ervas e o alho. É uma refeição completa e de baixo custo, que pode ser consumida uma ou duas vezes por semana”, disse ontem ao CM. Prato típico da gastronomia alentejana, a açorda era há décadas comida de pobres. “Hoje é uma refeição de luxo em qualquer restaurante”, acrescentou Isabel do Carmo.
No espaço dedicado à feira gastronómica, centenas de pessoas têm provado desde sexta-feira as açordas da região de Portel, confeccionadas à base de alho, beldroegas ou tomate, e acompanhadas com carne frita, cação ou bacalhau.
“Uma delícia”, disse Carlos Basto, que viajou de Lisboa para provar a açorda com favas e chouriço. Noutra mesa, Lúcio Raposo, alentejano de Fronteira, terminava uma açorda de peixe do rio, “um prato rico e muito saboroso”, comentou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt