Estação de metro Baixa-Chiado terá plataforma elevatória
Inauguração vai acontecer na próxima semana.
O Metropolitano de Lisboa informou esta sexta-feira que a plataforma elevatória da estação da Baixa-Chiado, destinada a pessoas com mobilidade reduzida, vai estar disponível no início da próxima semana, três anos depois do início dos trabalhos de instalação.
A plataforma elevatória vai permitir o acesso desde a Rua do Crucifixo à estação de metro da Baixa-Chiado, em Lisboa, para pessoas de mobilidade condicionada e "estará em condições de exploração no início da próxima semana", disse à agência Lusa fonte do Metropolitano de Lisboa.
A instalação da plataforma começou em junho de 2012, tendo demorado mais de três anos até estar concluída, período justificado pela "necessidade de assegurar que a plataforma cumpra todos os requisitos técnicos especificados em sede de concurso, nomeadamente de segurança", referiu a empresa do Metro de Lisboa, acrescentando que esse motivo "levou a que o fornecedor tivesse de introduzir diversas alterações e fazer modificações ao equipamento".
No total, a plataforma elevatória custou ao Metropolitano de Lisboa cerca de 30 mil euros [29.541 euros], contabilizando o fornecimento, a instalação e sistemas e infraestrutura.
Segundo a mesma fonte da empresa, esta plataforma elevatória "não pode ser comparada com um elevador, cuja capacidade de transporte e velocidade são superiores".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt