Estacionamento grátis em 24 ruas de Braga
Autarquia decide esta quinta-feira retirada de parquímetros na cidade.
A Câmara de Braga quer retirar os parquímetros de 24 ruas da cidade e devolver o estacionamento gratuito nessas artérias. Esta quinta-feira, em reunião do executivo municipal, é votada uma proposta da autarquia que estabelece o fim imediato do pagamento nas 24 artérias integradas no alargamento da concessão à ESSE.
A medida, que deve ser aprovada, entrará em vigor na próxima segunda-feira, 2 de abril. No entanto, a concessionária ESSE pode ainda recorrer para travar a entrada em vigor dessa medida, já que o prazo de concessão ainda decorre.
A empresa já tinha anunciado o recurso do primeiro alargamento ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga, mas não tem efeito suspensivo e, por isso, a autarquia pretende mesmo passar a assumir a cobrança e fiscalização do estacionamento nas ruas do centro da cidade.
Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, confirma que a ESSE - a quem Mesquita Machado concessionou o estacionamento automóvel à superfície na cidade - não tem argumentos legais para não proceder à transferência dos equipamentos e, por isso, espera que seja concretizada o mais rápido possível. A concessionária reclama uma indemnização de 72 milhões de euros pelo resgate do negócio.
Entre as ruas abrangidas estão a praça Mouzinho de Albuquerque (Campo Novo), rua Andrade Corvo, rua Damião de Góis, rua de Diu, rua de Sto. André, rua do Carvalhal, rua do Raio e rua 25 de Abril (parcialmente), entre outras artérias de Braga.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt