ESTÁTUA 'CHAMA' JOVENS
Foi ontem inaugurado, junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários da Arruda dos Vinhos, um monumento, oferecido pela autarquia local, em homenagem à valentia e serviço à população dos 'soldados da paz'. Isto no dia em que a corporação comemorou o seu 113.º aniversário e benzeu mais duas viaturas, uma ambulância e um auto-tanque, perante a assistência de centenas de populares.
O monumento, composto por uma estátua de um bombeiro (feita em bronze, com 2,25 metros de altura e pesando uma tonelada) a combater um fogo e um pequeno jardim e lago, ficou situado numa rotunda fronteira ao quartel, razão pela qual o comandante dos voluntários da Arruda dos Vinhos, Gilberto Dinis, está confiante de que a mesma "sirva de inspiração" aos jovens que por ali passam diariamente.
Esses jovens "podem e devem" 'engrossar' o efectivo humano da unidade, que actualmente conta com cerca de 80 elementos.
"Uma das nossas principais carências tem a ver precisamente com a falta de voluntários jovens. Muitas vezes está no quartel apenas o pessoal essencial, o assalariado, e quando acontece uma emergência temos que tocar as sirenes para chamar os restantes. E isto acontece algumas vezes...", desabafou Gilberto Dinis ao Correio da Manhã.
O monumento ontem inaugurado pode servir, segundo o comandante, como um "ponto de viragem" na situação. "Passam por esta rotunda muitos jovens que, ao observar a estátua, se podem sentir atraídos pelo voluntariado nos bombeiros, uma forma digna se servir a população da Arruda dos Vinhos", afirmou.
Homenagem merecida
De resto, Gilberto Dinis considerou que se tratou de uma homenagem "merecida" por parte da autarquia, com quem, aliás, os bombeiros garantem manter "uma óptima relação de parceria e colaboração."
"É um reconhecimento que nos deixa muito felizes e que irá perpetuar todo o trabalho realizado no passado, presente e futuro pelos homens e mulheres da corporação", adiantou.
O presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, Carlos Lourenço, destacou que se tratou de uma homenagem não só da autarquia como de todos os munícipes. "É um agradecimento a todos os corpos de bombeiros e em especial aos da Arruda, sendo um elo de ligação entre os mais de 10 mil habitantes do concelho e os seus bombeiros", referiu.
Na cerimónia, presidida pela governadora civil do distrito de Lisboa, Teresa de Vasconcelos Caeiro, foram ainda benzidas duas novas viaturas, uma ambulância e um auto-tanque, que vêem reforçar o parque automóvel da corporação, agora cifrado em 20 viaturas.
A ambulância foi comparticipada pelo Serviço Nacional de Bombeiros e pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Arruda, enquanto que o autotanque foi possível adquirir graças à união de esforços da Câmara Municipal e do Serviço Nacional de Bombeiros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt