Eventos de risco mobilizam PSP

Diretor da Polícia quer efetivos bem armados este fim de semana.

02 de setembro de 2017 às 09:12
PSP, Charlie Hebdo, Luís Farinha, Paris, SIS, Unidade de Controlo Anti-Terrorista do Sistema de Segurança Interna, Serviços de Informações e Segurança, Portugal, Corpo de Intervenção, Polícia, Red Bull Air Race, Porto, Branca, segurança dos cidadãos, governo , Feira da Luz, Porto, Red Bull Air Race, Corpo de Intervenção, Lisboa Foto: José Rebelo
Partilhar

Um fim de semana recheado de eventos considerados de alto risco, levou o diretor-nacional da PSP, Luís Farinha, a apelar aos comandantes de polícia para que reforcem as medidas de segurança, dotando os patrulheiros de armamento e coletes de proteção. O superintendente-chefe frisou ainda a necessidade de reforçar as medidas de prevenção contra eventuais ataques terroristas.

O apelo de Luís Farinha surgiu após a reunião da Unidade de Controlo Anti-Terrorista do Sistema de Segurança Interna. O encontro foi marcado devido a ameaças difusas e não concretizadas, recebidas pelos Serviços de Informações e Segurança (SIS) e que visavam Portugal.

Pub

Ao que o CM apurou junto de várias fontes policiais, o diretor-nacional da PSP recordou uma diretiva que já tinha difundido em finais de 2015. Após os atentados ao ‘Charlie Hebdo’, em Paris, Luís Farinha determinou que o Corpo de Intervenção passasse a patrulhar os aeroportos e a mostrar-se em zonas de concentração de multidões, com armamento ostensivo.

O apelo dos últimos dias é para reforçar esta diretiva, num fim de semana de muito trabalho para a Polícia. Além da segurança do Red Bull Air Race, no Porto, a PSP também vai estar na Noite Branca, em Braga. Neste evento, foram criadas zonas de segurança pedonais, com a colocação de pilaretes, para afastar as multidões da circulação automóvel. A PSP está ainda atenta à Festa do Avante, no Seixal, ao Festival F, em Faro, e à Feira da Luz, em Lisboa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar