Ex-inspetor-geral da ASAE avança para a Liga dos Bombeiros
António Nunes pede comando autónomo para o setor.
António Nunes, de 66 anos, antigo inspetor-geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), é candidato à presidência da Liga dos Bombeiros, cujas eleições deverão ocorrer em outubro deste ano.
Até ao momento, o professor universitário é o único candidato. Ao CM, disse que aceitou avançar após constatar “que os bombeiros perderam identidade nos últimos 10 a 15 anos”. “Os bombeiros perderam autonomia de comando e nem sempre as entidades públicas reconheceram o trabalho em prol das populações”, afirmou.
Para António Nunes, os únicos bombeiros do Estado “são os sapadores e os municipais”. Por isso, defende, “é necessário que o Estado financie as associações humanitárias para cumprimento das missões”. Assim, refere que a sua lista “reúne comandantes e presidentes de associações de bombeiros de todo o País”, propondo a criação real de um comando único.
“Queremos alguém que operacionalize o trabalho dos bombeiros no terreno”, disse. Caso surjam mais listas candidatas, António Nunes assumiu ainda estar disponível para debater possíveis fusões.
Jaime Marta Soares não revela se é candidato
No final do terceiro mandato na Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares não quer revelar se avança para uma recandidatura. Contactado pelo CM, o ex-autarca afirmou apenas: “Ninguém sabe o dia de amanhã”.
‘Simplex para bombeiros’
António Nunes defende a criação de um ‘simplex legislativo’ para os operacionais. “Queremos um estatuto para os corpos de bombeiros”, defendeu.
Apesar de o apoio do Estado nem sempre ser constante, António Nunes admite que os bombeiros têm sabido equipar-se. “O problema é a substituição desses equipamentos”, disse.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt