Exigidos 26 mil euros a pastores por atropelamento de rebanho

Comboio matou 89 animais na zona de Montemor-o-Velho. Infraestruturas de Portugal pede indemnização aos proprietários.

25 de maio de 2026 às 01:30
Partilhar

O atropelamento mortal de 89 ovelhas por um comboio na zona de Verride, Montemor-o-Velho, pode vir a custar aos proprietários dos animais mais de 26 mil euros. Este é o montante que está a ser reclamado pela Infraestruturas de Portugal pelos danos causados.

O acidente ocorreu a 28 de dezembro do ano passado, pelas 07h45, no designado Ramal de Alfarelos. O comboio em causa tinha saído da estação de Coimbra B com destino a Caldas da Rainha. Na zona de Verride, ocorreu o atropelamento. Segundo as declarações do maquinista às autoridades, ao sair de uma curva terá visto o rebanho parado na via férrea. Diz ainda ter acionado o freio do comboio, sem, no entanto, ter conseguido evitar o embate.

Pub

Depois do acidente, a composição ainda percorreu 540 metros até ficar imobilizada.

Na sequência do atropelamento, o serviço regional foi suprimido parcialmente entre as estações de Verride e de Caldas da Rainha.

Para além da morte dos animais, o acidente obrigou à “supressão total de seis comboios, a supressão parcial de dois e a penalização da marcha de 36 comboios, no total de 580 minutos”.

Pub

Os proprietários dos animais – um com 65 ovelhas e o outro com 24 - contestam o pedido da Infraestruturas de Portugal. Para o advogado Vítor Gaspar, não é correto assacar responsabilidades de indemnização quando se trata de um acidente: “Não há dolo e resulta do próprio risco de utilização da rede ferroviária e da condução da locomotiva”. O advogado garante, de resto, que “tudo se fará para absolver os dois proprietários do rebanho do pedido que está a ser formulado”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar