Explorações de petróleo e gás ensombram verão

Projeto para suspensão de prospeção é votado sexta-feira na Assembleia da República.

22 de junho de 2016 às 12:47
Explorações de petróleo e gás ensombram verão Foto: DR
Partilhar

A prospeção para exploração de petróleo e gás natural na região do Algarve promete continuar a ser um tema quente durante o verão.Esta sexta-feira, o Parlamento vota um projeto de resolução apresentado pelo grupo parlamentar de Os Verdes que visa a suspensão da prospeção e exploração de petróleo e gás no Algarve e costa alentejana .

Os Verdes exortam o Governo a suspender os contratos para prospeção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural devido à "total falta de transparência que envolveu a celebração destes contratos, sem auscultação das populações e de todos os interessados, com negação de consulta de documentos ou estudos sobre os seus impactos".

Pub

Também o Movimento Algarve Livre de Petróleo (MALP) já fez chegar aos deputados do Partido Socialista (PS) eleitos pelo Algarve um apelo a que intercedam junto dos restantes deputados do grupo parlamentar para que votem favoravelmente o projeto de resolução apresentado por Os Verdes.

"Ainda não falei com o grupo parlamentar, mas revejo-me no projeto de resolução", referiu ao CM o deputado e líder do PS Algarve, António Eusébio.

A exploração de gás natural e petróleo do Algarve tem sido alvo de forte contestação por parte de populações, autarcas, representantes políticos e associações.

Pub

Hoje acaba o período de consulta pública para o avanço da exploração de petróleo a 46,5 km de Aljezur pela ENI-GALP. Em outubro, está previsto que comece a ser perfurado o primeiro poço para prospeção de gás pelo consórcio Partex/ Repsol, ao largo de Faro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar