Expressão portuguesa e mancha na mão tramam pedófilo 'Twinkle'

Apreensão feita no Brasil levou a Nuno Melo através da expressão típica "custou-me os olhos da cara".

21 de fevereiro de 2026 às 01:30
Nuno Melo, 'Twinkle', mostrado no documentário Foto: Direitos Reservados
Foto recente do pedófilo na cadeia da Carregueira, onde está desde 2017 Foto: Direitos reservados

1/2

Partilhar

Durante dois anos (2015/2017), o português Nuno Melo geriu com secretismo o fórum pedófilo da darkweb (internet fechada) 'Babyheart', que também criou. Todos os utilizadores tinham de usar 'nicknames' (alcunhas), não podiam expressar-se nas línguas nativas, nem mostrar fotos dos rostos (apenas das mãos). 'Twinkle', alcunha do maior pedófilo português de sempre, acabou, no entanto, por cometer dois deslizes. Após a detenção de um pedófilo no Brasil, a polícia local apreendeu, e remeteu para a Unidade de Combate ao Cibercrime da Polícia Judiciária (PJ), dados informáticos que conduziram a Nuno Melo, assim como a transcrição de uma expressão típica portuguesa encontrada 'online': "Custou-me os olhos da cara". A gestão do fórum 'Babyheart' estava, denunciou-se, localizada em Portugal. 

O cerco que conduziu à detenção de 'Twinkle' é outro dos aspetos retratados no documentário da BBC "The Darkest Web" ( A Internet mais negra). Inspetores da PJ, assim como um investigador norte-americano que esteve em Portugal, acrescentaram ainda que um 'frame' (imagem), retirado do material pornográfico apreendido ao utilizador detido no Brasil, mostrava uma mancha na pele na mão do que, acreditavam os investigadores, seria o responsável máximo do 'Babyheart'. Após exames anatómicos feitos à imagem no Laboratório de Polícia Científica, foi possível confirmar, no dia da detenção de Nuno Melo, a 20 de junho de 2017, que aquela mão era de 'Twinkle'.

Pub

Como o CM noticiou, o pedófilo, no momento da detenção, preparava-se para sequestrar dois meninos de cinco anos para uma orgia de sexo, que se estenderia por um fim de semana. O cúmplice seria um outro pedófilo conhecido por 'Forgotten', ao encontro do qual 'Twinkle' levou a PJ. Foram ambos os detidos portugueses de uma megaoperação internacional, que finalmente permitiu pôr termo à atividade do fórum 'Babyheart'.

A Nuno Melo foram atribuídos abusos sexuais de oito crianças, meninos e meninas, todos seus familiares. As vítimas começaram a ser atacadas ainda bebés e, refere a acusação deduzida pelo Ministério Público, que 'Twinkle' os atou de pés e mãos. O objetivo foi o de melhor captar, em fotografia e vídeo, os abusos sexuais às vítimas. Nuno Melo, hoje com 33 anos, está detido na cadeia da Carregueira, Sintra. 

Nuno Miguel Ferreira Melo é o preso 82 da cadeia da Carregueira. É nesse estabelecimento prisional que ‘Twinkle’, alcunha pela qual era conhecido na rede pedófila ‘Babyheart’, cumpre 23 anos de prisão (após recurso, foram-lhe deduzidos 2 anos à pena máxima atribuída em primeira instância). Está numa ala de criminosos sexuais, com especial proteção. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar