Falta de novos alunos encerra Instituto Superior D. Afonso III

Instituição chegou a ter mais de 900 alunos.

29 de janeiro de 2016 às 06:00
Instituto Superior Dom Afonso III, Loulé, Direção Geral do Ensino Superior, Diário da República, Cooperativa de Desenvolvimento e Politécnico do Algarve, Ministério da Educação, CEUPA Foto: Luís Costa
Partilhar

O Instituto Superior Dom Afonso III (INUAF), em Loulé, vai fechar portas voluntariamente até final do ano de 2016. Até lá, o instituto garante que os alunos vão poder concluir normalmente os cursos de licenciatura e mestrado, e obter a respetiva certificação .

O aviso da Direção Geral do Ensino Superior foi publicado na quarta-feira em Diário da República, depois de a direção da Cooperativa de Desenvolvimento e Politécnico do Algarve (CEUPA), proprietária do INUAF, ter requerido ao Ministério da Educação o encerramento voluntário da instituição. Segundo o aviso, "as medidas destinadas a proteger os interesses dos estudantes foram homologadas" pelo secretário de Estado do Ensino Superior. Além disso, a instituição sublinha que o fecho acontece sem qualquer litígio ou dívidas.

Pub

Fundado em 1996, o INUAF chegou a ter mais de 900 alunos, tendo formado 2302 licenciados, 415 mestres e 596 outros pós-graduados. Porém, o número de estudantes inscritos veio a baixar drasticamente. Atualmente, segundo João Felizardo, membro da direção da CEUPA, o INUAF conta apenas com alguns "alunos de 3º ano das licenciaturas em Educação Física e Gestão", além de "alunos que vão defender dissertações de mestrado".

Apesar do encerramento, os estudantes vão poder terminar os respetivos cursos até final do ano letivo, mantendo-se o INUAF aberto até final do ano de 2016 para eventuais pedidos de recurso ou melhoria de nota.

Pub

Segundo João Felizardo, a decisão de encerrar o INUAF teve que ver apenas com "a diminuição do número de alunos registada sobretudo a partir de 2010/ 2011, uma vez que as propinas eram a única fonte de rendimento do instituto, que nunca recebeu subsídios quer da administração central quer da administração local."

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar