Falta de salários sobe no turismo

Marilu Santana é uma das vítimas da situação. Está acorrentada.

24 de março de 2015 às 08:30
24-03-2015_01_03_44 11 salários hotel.jpg Foto: Pedro Noel da Luz
Partilhar

Já esteve mais de dois meses sem receber salário?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Já esteve mais de dois meses sem receber salário?

Acorrentada desde sexta-feira no Clube Praia da Rocha, Marilu Santana, de 52 anos, tornou-se no rosto da luta contra os salários em atraso no turismo algarvio. O Sindicato dos Trabalhadores de Hotelaria garante que "os processos têm vindo a avolumar-se".

Pub

O sindicalista Tiago Jacinto diz que "os principais problemas estão ligados a empresas que recorrem à insolvência ou a processos de revitalização". Além de salários e subsídios em atraso, há queixas de trabalhadores "a quem querem tirar as folgas, a alimentação ou o transporte", bem como casos de "trabalho suplementar que devia ser pago e não é".

Elidérico Viegas, da associação que representa as empresas turísticas algarvias, reconhece que o "setor atravessa dificuldades", mas diz "não conhecer muitas situações de salários em atraso". Segundo o dirigente, "o ideal seria que essas situações não ocorressem, mas não é exclusivo do turismo, existindo, aliás, outros setores onde esta realidade é ainda maior".

Pub

Para já, o caso de Marilu Santana e de mais cerca de 30 colegas continua sem solução à vista. "Só vou sair com o meu dinheiro ou morta de fome", garantiu ao CM a ex-funcionária do Clube Praia da Rocha, que ontem contou com o apoio de dezenas de pessoas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar