Famalicão recolhe lixo porta a porta e recicla
Cada famalicense recolheu cerca de 53 quilos de resíduos, em 2017, para serem reciclados.
O município de Famalicão continua a apostar na reciclagem e pretende implementar no concelho a recolha seletiva de plástico, papel e vidro porta a porta. O objetivo é aumentar a quantidade de resíduos enviados para reciclagem. A freguesia de Riba de Ave vai servir de ensaio para este projeto-piloto, que inicia já em setembro, em dias da semana e com horários predefinidos.
"Os estudos confirmam que, através do sistema de recolha porta a porta, os cidadãos estão mais recetivos, colaborando mais e responsabilizando-se mais com o ambiente, melhorando a eficiência da reciclagem", adiantou o presidente da autarquia, Paulo Cunha, ontem, Dia Mundial do Ambiente.
Durante o ano passado, cada famalicense recolheu cerca de 53 quilos de resíduos, através dos ecopontos, indicam os dados da Resinorte - entidade responsável pela recolha e tratamento de lixo.
"Nós queremos que as pessoas produzam menos lixo, que cada um de nós reduza a quantidade de lixo que produz mas, acima de tudo, que o lixo que produzimos seja corretamente separado e reciclado", sublinha o autarca, que anunciou ainda outras medidas para reforçar a aposta na reciclagem. Vão ser colocados mais de 150 ecopontos no concelho, que começam a ser distribuídos durante este mês. Cerca de duas dezenas vão ser colocados na cidade e os restantes serão distribuídos pelas freguesias.
O projeto de recolha escola a escola abrange já 93 escolas públicas de Vila Nova de Famalicão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt