Familiares acusados de maltratar idoso
Irmã e cunhado do homem, de 71 anos, constituídos arguidos por violência doméstica.
Deitado na cama, sujo e com os pés em ferida. Uma bacia continha o arroz que iria comer e um balde servia para fazer as necessidades.
Foi assim que os militares da GNR de Silves e os Bombeiros de São Bartolomeu de Messines encontraram José Santos Silva, de 71 anos, quando foram dar cumprimento, na sexta-feira à tarde, à ordem do Tribunal de Silves para o retirar da habitação onde vivia, em Messines de Cima.
A irmã, de 79 anos, e o cunhado, de 80, foram constituídos arguidos por maus-tratos e violência doméstica.
Contactados no sábado pelo CM, ambos os arguidos negaram os maus-tratos ao familiar: "Ele é que é porco e não se queria lavar", afirmaram ao CM Lídia e José Ramos Guerreiro.
O casal vive no primeiro piso e José Santos Silva no rés do chão da casa, em condições "absolutamente degradantes", confirmaram ao CM alguns vizinhos, que solicitaram o anonimato. O idoso, sem autonomia desde há alguns anos, estava aos cuidados da irmã e do cunhado.
O processo foi desencadeado em janeiro passado, em resultado de uma denúncia ao Gabinete de Inserção Social de Silves. A GNR foi alertada e confirmou a situação, tendo o Tribunal ordenado a retirada da vítima.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt