Faro perde porto comercial para Portimão
Estudadas ligações marítimas a Marrocos e Espanha.
Faro vai deixar de ter porto comercial e Portimão passará a ser o único porto para embarcações de grandes dimensões do Algarve.
A decisão foi tomada pelo Governo, que entende que a capital de distrito já não reúne condições para esta atividade económica, apostando forte nas potencialidades do rio Arade.
A posição foi assumida ontem publicamente pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, durante a receção e visita ao ferry Volcan de Tijarafe, que recomeçou a ligação marítima entre Portimão e o Funchal.
"Portimão terá que ser mais do que um porto de navios de cruzeiro, terá que ser o porto comercial do Algarve porque Faro já não é uma solução para a região", explicou a governante.
Perante a estratégia de apostar em Portimão, a administração dos portos de Sines e Algarve está em conversações para criar novas ligações marítimas a Marrocos e Espanha.
PORMENORES
Ferry com 290 pessoas
O ferry atracou em Portimão com 290 passageiros e 83 viaturas e zarpou, três horas depois, com 268 pessoas e 79 viaturas. Ana Paula Vitorino espera que a ligação marítima operada pela Empresa de Navegação Madeirense, do grupo Sousa, seja "autossustentável".
Dragagens em 2019
Para que o porto algarvio tenha condições para receber navios de grandes dimensões, estão previstas dragagens de 18 milhões de euros. O Governo espera que o lançamento do concurso seja feito no próximo ano.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt