"Fecho as janelas com medo dos ratos"
Centro Comercial Este, que está ao abandono há pelo menos dez anos, é foco de insalubridade e insegurança.
Ratos, lesmas, baratas. Há cinco anos que não abro as janelas das traseiras do meu apartamento. Nunca, seja verão ou inverno." O cenário, descrito por Maria Pereira, moradora de um dos edifícios que integram o abandonado Centro Comercial Este, Braga, ilustra a insalubridade com que mais de 100 pessoas convivem diariamente há uma década.
A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte já fez vários relatórios que entregou à autarquia, desde o tempo em que Mesquita Machado geria os destinos da cidade, a alertar para os graves riscos que quem ali vive já corria. "Há risco evidente para a saúde e para a segurança", relataram as técnicas, em 2006. Quatro anos mais tarde, sublinhavam que a situação se agravou muito e que eram necessárias obras urgentes.
"A delegação de Saúde remete para a câmara e há dez anos que esperamos respostas. É uma bomba que aqui está!", garante Helena Machado, moradora que alerta para a degradação existente numa das entradas para a cidade de Braga, junto ao Parque de Exposições: "Fecho as janelas com medo dos ratos. A câmara tem de tomar medidas." Ao CM, o vice da autarquia, Firmino Marques, diz já ter pedido um ponto de situação à fiscalização, mas sublinha que os moradores têm também eles responsabilidades na conservação do local.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt