Federação de bombeiros dos Açores pede prudência na realização de queimadas

Açores têm estado sob aviso meteorológico amarelo devido ao tempo quente e às temperaturas elevadas pouco habituais nas ilhas.

20 de agosto de 2024 às 16:41
Zonas queimadas após o incêndio florestal. Foto: Correio da Manhã
Partilhar

A Federação de Bombeiros da Região Autónoma dos Açores (FBRAA) pediu esta segunda-feira aos residentes no arquipélago "o máximo de prudência na realização de queimadas" devido ao risco de incêndios rurais.

"Com a ausência de chuva os terrenos e seus compostos encontram-se secos, o que aumenta a probabilidade de propagação mais célere do fogo", refere a FBRAA num comunicado enviado à agência Lusa.

Pub

O organismo, presidido por Braia Ferreira, também justifica o alerta com a mobilização de vários bombeiros açorianos que estão a auxiliar a Região Autónoma da Madeira no combate às chamas no território.

"Os nossos corpos de bombeiros estão ainda mais limitados em recursos humanos, pelo que aconselhamos a todos cidadãos que redobrem os seus cuidados aquando das queimadas", lê-se.

A direção da FBRAA lembra que o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores tem emitido nas últimas semanas "diversos alertas devido ao nível de temperatura que tem assolado a região", onde os fogos rurais não são comuns.

Pub

Segundo a lei, os cidadãos são obrigados a comunicar a realização de queimadas aos corpos de bombeiros da área de residência com um mínimo de 48 horas, antes do período pretendido. A não comunicação "implica a aplicação de multas, sendo a responsabilidade da fiscalização da PSP e da GNR".

Também devido ao risco de incêndio, o município da Horta, na ilha do Faial, publicou um edital a decretar a proibição da realização de fogueiras, de queimas e queimadas em todas as freguesias, até ao dia 15 de setembro.

O presidente da autarquia, Carlos Ferreira, justifica a decisão com "o elevado risco de incêndio em zonas previstas no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil da Horta, como de risco de incêndio florestal".

Pub

Os Açores têm estado este mês sob aviso meteorológico amarelo (o menos grave de uma escala de três) devido ao tempo quente, com temperaturas máximas de 29 e 30 graus Celsius, pouco habituais nas nove ilhas.

As máximas mantêm-se nesses valores, esta segunda-feira, enquanto as mínimas são entre 22 e 23 graus.

Para quarta-feira, dia já sem avisos meteorológicos, estão previstas máximas de 28 a 30 graus e uma temperatura mínima de 22.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar