Feira Afonsina recorda lenda do aio Egas Moniz em Guimarães
Jornada histórica dá o mote para evento que vai animar cidade berço no próximo fim de semana.
Egas Moniz e o contributo que deu para o nascimento da nação portuguesa, como aio de D. Afonso Henriques, vão estar em destaque na Feira Afonsina, em Guimarães.
É ele o foco da jornada histórica, este sábado, no Paço dos Duques de Bragança, mas a lenda que o envolve na disputa entre o Condado Portucalense e o imperador D. Afonso VII de Leão e Castela será também recriada num espetáculo ao vivo, nas noites de dias 21, 22 e 23, no Campo de S. Mamede, no âmbito do programa que animará toda a cidade.
Já esta tarde, jovens investigadores vão revelar os ‘Homens da Cura’ dos tempos medievais, a influência do Foral de Guimarães na Carta de Privilégios de Braga e a estrutura da Colegiada de Santa Maria da Oliveira. À noite, na Casa de Sarmento, o historiador Amaro das Neves debate feiras, mercados e festas.
O ponto alto da Afonsina deste ano será, no entanto, o próximo fim de semana e a festa será feita em vários locais, principalmente na encosta do castelo: haverá um burgo, um Jardim dos Infantes, um mercado e a zona dos mercadores.
Entre as atividades para o público, será recriado um assalto ao burgo e os visitantes poderão integrar um treino para guerreiros. Para dia 24 à noite, está reservado o ‘Folguedo Final’, com danças e cantares por toda a cidade.
A feira servirá também para defender que 24 de junho seja considerado feriado nacional.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt