Derrocada na praia Maria Luísa em Albufeira
Arriba não estava identificada como sendo de perigo iminente.
Uma arriba da praia Maria Luísa, no Algarve caiu este domingo à hora de almoço. Inicialmente, havia relatos de pessoas feridas mas Paulo Isabel, Comandante da Autoridade Marítima Sul, confirmou à CMTV por volta das 14h40 que não existem vítimas deste acidente.
Estão no local cerca de 30 elementos da GNR, Bombeiros e Proteção Civil. O acidente ocorreu numa das extremidades da praia e as autoridades estão a remover os detritos que cairam da arriba.
Também na praia de Benagil, concelho de Lagoa, foi dado um alerta de derrocada com pessoas presas dentro de uma gruta. No entanto, o que aconteceu foi que uma pequena embarcação ficou presa numa gruta, que só tem acesso por mar, quando a maré subiu. Os seis tripulantes, de nacionalidade holandesa, foram resgatados pelo salva-vidas de Ferragudo, sem haver registo de ferimentos.
"Não se sabe quantos feridos, nem a gravidade", referiu Paulo Isabel, o comandante da Zona Marítima do Sul.
O alerta foi dado às 12h50.
Arribas "podem cair a qualquer momento"
A arriba não estava identificada como sendo de risco iminente, disse o diretor regional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Segundo Sebastião Teixeira, as arribas "são, por natureza, instáveis" e, por isso, "podem cair a qualquer momento", sendo que 80 por cento das arribas caem devido à ação direta do mar e da chuva, enquanto 20 por cento é por atingirem o limite.
"Pode acontecer a qualquer momento uma arriba desmoronar sem aviso prévio, como aconteceu hoje", frisou aquele responsável, em declarações aos jornalistas, junto à entrada da praia Maria Luísa.
Aquele responsável sublinhou que o risco que as pessoas correm ao frequentarem zonas assinaladas como perigosas é "uma decisão pessoal", chamando a atenção para o número de banhistas que ainda continuam a desrespeitar os avisos.
A colocação de barreiras para que os banhistas não acedam a esses locais é "uma equação impossível" devido à ação do mar, pois obrigaria a que fossem substituídas a cada 12 horas, com a subida da maré, concluiu.
Os banhistas devem manter uma distância de segurança relativamente às arribas que é 1,5 vezes a altura da falésia.
Em 2009, morreram 5 pessoas na Praia Maria Luísa
A Praia Maria Luísa, no concelho de Albufeira, teve obras há pouco tempo, depois de ali ter acontecido um grave acidente com a queda de uma arriba em 2009, que matou seis pessoas. No ano passado, voltou a haver um desabamento, que só não fez vítimas porque aconteceu a uma hora em que não estava ninguém no areal.
Na praia Maria Luísa estão 18 elementos das forças de proteção e socorro, apoiados por sete veículos, refere a Autoridade Nacional de Proteção Civil na sua página de Internet.
A 21 de agosto de 2009, um desmoronamento na praia Maria Luísa resultou na morte de cinco pessoas e ferimentos em outras duas, no que constituiu o maior acidente com arribas no país desde que há registos oficiais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt