Festa de São Gonçalinho em Aveiro com procissão no bairro
Jáfumega e Os Azeitonas em destaque no programa festivo, que inclui maior proximidade à vivência religiosa.
António Moiteiro Ramos, o bispo de Aveiro, vai presidir à eucaristia que dá o mote para as festas de São Gonçalinho, na quinta-feira.
O programa inclui concertos ao vivo dos Moonshiners (no primeiro dia), ÁTOA e Jáfumega (sexta), Os Azeitonas (sábado), Ela Vaz e Rui Oliveira com a Banda Sinfónica de Aveiro (domingo) e do Grupo Mundo Novo (segunda). A novidade deste ano é a realização de uma procissão, no domingo de manhã, entre a igreja de Vera Cruz e a capela de São Gonçalinho, pelas ruas do bairro da Beira-Mar.
"A festa tem muito de farra e festa, mas queremos conciliar essa vertente com uma aproximação à vivência religiosa, sem quebrar o passado e acrescentando novos atributos", referiu João Rodrigues, porta-voz da Mordomia de São Gonçalinho. "Queremos respeitar o legado dos anteriores mordomos, mas também que esta festa de bairro e da cidade tenha grande peso da comunidade", acrescentou.
Os tradicionais lançamento e apanha de cavacas - para cumprimento de promessas - vai decorrer durante os cinco dias de festa, à exceção dos momentos em que decorrem celebrações religiosas. "O uso de nassas (artefactos de pesca com rede afunilada) não será proibido, mas será muito controlado porque perturba o cumprimento de promessas", disse João Rodrigues, que indica a existência de locais específicos para o efeito.
"É uma festa com alma, coração, tradição e vontade de fazer do São Gonçalinho um menino cada vez mais conhecido e presente", disse Ricardo Paulo, juiz da Mordomia.
As festas relembram o beato que ficou conhecido como santo casamenteiro que cura doenças de ossos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt