Festival dá a conhecer fábricas de conservas

‘Desenlata’ tem este ano como tema ‘Mar e Horizonte’ e conta com 34 artistas urbanos.

03 de setembro de 2017 às 09:26
Evento conta com 34 artistas urbanos, que vão fazer das antigas conserveiras as telas para os seus trabalhos Foto: Direitos Reservados
Partilhar

As latas de tinta vão misturar-se com as latas de sardinhas até ao dia 1 de outubro em Matosinhos.

A 3ª edição do ‘Desenlata’ já arrancou, sendo que o festival pretende, através da arte urbana, dar a conhecer as fábricas de conservas do concelho.

Pub

Serão precisamente as ruínas das antigas conserveiras que vão servir de tela para um total de 34 artistas urbanos.

O festival, cujo tema este ano é ‘Mar e Horizonte’, tem como principal objetivo reavivar memórias e mostrar lugares que estão atualmente esquecidos.

"Assumindo notoriamente a expressão da arte urbana, o festival repensa e reinterpreta a evolução histórica da indústria conserveira no concelho: nascimento, expansão, crise, recuperação e situação atual", diz a Câmara, que pela primeira vez decidiu apoiar esta iniciativa.

Pub

Da programação do festival destaca-se, este domingo, a pintura de um mural coletivo com 160 metros junto à Escola Secundária Augusto Gomes.

Para esta produção coletiva, que se iniciou já ontem, a organização do ‘Desenlata’ apela à participação de todos os interessados, proporcionando assim o contacto com os artistas .

Já amanhã, pelas 17 horas, será inaugurada a exposição "Arte na Conserva: As melhores conservas do mundo", que juntará na Loja Interativa de Turismo de Matosinhos trabalhos de criativos artistas nacionais.

Pub

As obras terão como objeto as tradicionais latas de conservas de Matosinhos, neste caso da variante de dois quilos.

O festival é realizado sem apoio financeiro externo, sendo os artistas que pagam os materiais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar