Festival de batata-doce destaca produto local
Batata da variedade lira produzida de forma tradicional atrai milhares de visitantes a Aljezur.
"É um ano com uma boa produção e de qualidade", revela Manuel Marreiros, presidente da Associação de Batata-Doce de Aljezur. A partir de hoje e até domingo, cerca de 30 toneladas deste apreciado produto da terra, com o selo de Indicação Geográfica Protegida, serão comercializadas no festival que se realiza naquela vila da Costa Vicentina.
Não faltarão ainda a gastronomia, a pastelaria e as bebidas feitas à base de batata-doce, incluindo, pela primeira vez este ano, cervejas artesanais.
"A nossa batata-doce, da variedade lira e cultivada de forma tradicional, é um produto que nos identifica e distingue", salienta José Amarelinho, o presidente da câmara, que espera que o festival atraia "cerca de 25 mil visitantes, provenientes de vários pontos do País".
O interesse na produção de batata-doce no concelho "tem vindo aumentar", explica Manuel Marreiros, que realça "o aparecimento de gente nova". Apesar disso, "a produção ainda é reduzida", cifrando-se em pouco mais de "200 toneladas por ano", diz o dirigente associativo. Com o objetivo de valorizar o produto, a associação vai avançar com a venda em minimercados, naquele concelho e em Lagos.
O Festival da Batata-Doce de Aljezur, que é inaugurado hoje pelo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, realiza-se no espaço multiusos da vila, sendo a entrada e o estacionamento gratuitos. Os visitantes poderão saborear a batata-doce assada em forno de lenha e a batata frita, havendo ainda restaurantes e tasquinhas. O certame conta com a participação de mais de uma centena de expositores.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt