Figueira da Foz sem luz e comunicações mais de oito horas
A cidade da Figueira da Foz esteve hoje sem energia elétrica e comunicações durante mais de oito horas devido ao mau tempo e ao início da noite mantinham-se problemas no acesso a redes telefónicas móveis. <br/>
Durante a manhã praticamente toda a zona litoral do concelho esteve sem eletricidade, situação que começou a normalizar à hora do almoço no núcleo urbano da margem esquerda do Mondego, embora na cidade a energia só tenha sido reposta a meio da tarde, constatou a agência Lusa.
O vento forte que se fez sentir provocou dezenas de quedas de árvores, destruiu mobiliário urbano, painéis publicitários e sinalização de trânsito um pouco por toda a cidade e estragos em edifícios.
Parte do muro do topo sul do estádio municipal José Bento Pessoa, onde joga a Naval 1º de Maio, da II Liga de futebol, ruiu a meio da manhã.
Várias árvores de grande porte caíram nos jardins do palácio Sotto Mayor, tendo uma delas atingido o edifício das antigas cavalariças e uma outra árvore centenária, com dezenas de metros de altura, caiu perto do parque das Abadias contra um prédio de oito pisos, atingindo a fachada até à altura do quinto andar.
Na povoação de Quiaios, a norte da serra da Boa Viagem - cujos acessos estiveram cortados ou condicionados devido à queda de árvores - um pinheiro tombou sobre uma habitação, provocando alguns danos na estrutura e ameaçando destruir a moradia mas acabou por ser retirado do local ao final da tarde, com auxílio de meios privados, operação que foi acompanhada pela GNR.
Os anexos da casa foram atingidos por outras cinco árvores mais pequenas mas não se registaram feridos.
Fonte dos Bombeiros Municipais afirmou que o dispositivo operacional - que envolve meios daquela corporação e dos bombeiros Voluntários, PSP, GNR, Cruz Vermelha, Sapadores Florestais e funcionários camarários - ainda tem "muita coisa para fazer" e vai manter-se em operações ao longo da noite de hoje e durante o dia de domingo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt