Fogo em Vale da Pia, Leiria, entrou em fase de resolução

Chamas já lavravam há uma semana.

15 de julho de 2022 às 08:57
Incêndios xxx Foto: Ricardo Ponte
Partilhar

O incêndio que deflagrou há uma semana em Vale da Pia, freguesia de Abiul, concelho de Pombal, no distrito de Leiria, entrou em fase de resolução às 06h15, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Fonte do CDOS de Leiria disse à Lusa que o incêndio entrou em fase de resolução, mobilizando 414 operacionais, com o apoio de 97 veículos.

Pub

Em declarações à Lusa esta sexta-feira cerca das 08h15, o comandante José Rodrigues, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse que os fogos nos distritos do Porto, Leiria e Viana do Castelo eram os que mais preocupam os bombeiros.

Além do fogo em Vale da Pia, Leiria, que continua a mobilizar mais de 400 bombeiros, José Rodrigues destacou também o fogo que deflagrou na terça-feira às 23h39 em Cidadelhe, freguesia de Lindoso, concelho de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, que mobilizava 266 operacionais, com o apoio de 86 veículos.

Pub

"Outro dos incêndios que preocupa é o que deflagrou na quinta-feira em Teixeira, concelho de Baião, no distrito do Porto, que está a ser combatido por 161 operacionais, com o auxílio 54 meios terrestres", disse.

José Rodrigues destacou igualmente como preocupante, mas a evoluir favoravelmente, o fogo que lavra desde as 23:39 de terça-feira em Cidadelhe, freguesia do Lindoso, concelho de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, que mobilizava 266 operacionais, com o apoio de 86 veículos.

"Não temos a esta hora aldeias, nem populações em risco. As aldeias que foram evacuadas ainda ontem [quinta-feira], foram evacuadas por precaução", disse José Rodrigues, acrescentando que serão mobilizados meios aéreos para ajudar no combate.

Pub

Mais de 600 operacionais combatiam pelas 08h50 de hoje nove incêndios ativos, com o apoio de 204 viaturas e dois meios aéreos.

Às 08:50, mais de dois mil operacionais combatiam 38 incêndios - entre fogos em curso, resolução e conclusão - em Portugal continental, com o auxílio de 762 veículos e dois meios aéreos.

Por causa das previsões meteorológicas para os próximos dias, com temperaturas máximas elevadas e ao perigo de incêndio, o Governo decidiu prolongar até domingo a situação de contingência em Portugal Continental.

Pub

A situação de contingência corresponde ao segundo nível de resposta previsto na lei da Proteção Civil e é declarada quando, face à ocorrência ou iminência de acidente grave ou catástrofe, é reconhecida a necessidade de adotar medidas preventivas e ou especiais de reação não mobilizáveis no âmbito municipal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar