FUGA PELO ESTÁDIO
Quatro reclusos do Estabelecimento Prisional Regional (EPR) de Olhão evadiram-se, ao início da madrugada de ontem, por uma janela do primeiro andar do edifício, fugindo pelo estádio do Sporting Olhanense. À hora do fecho desta edição, o grupo de evadidos encontrava-se ainda a monte, sendo procurados pelas várias forças policiais.
De acordo com a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP), a fuga ocorreu cerca das 00h30, tendo os reclusos, que se encontravam todos na mesma cela, retirado os respiradouros da janela da casa de banho para alcançarem o exterior. Para o efeito os quatro evadidos improvisaram uma escada de corda com três lençóis para descerem de uma altura de cerca de cinco metros, do primeiro piso até a um terraço localizado nas traseiras do edifício, nomeadamente entre o bloco prisional e a rede exterior. Ontem, 17 horas após a evasão, ainda era visível na janela da cadeia o lençol que permitiu a evasão do grupo, com vista à reconstituição da fuga feita pelo delegado do Ministério Público, acompanhado por auditores e inspectores da DGSP.
Já no exterior, os reclusos treparam a rede do EPR, onde está instalada uma câmara de vigilância da cadeia, para fugirem pelo estádio José Arcanjo, propriedade do Olhanense. Foram, estão, detectados pelos guardas, que não lograram, contudo, evitar a fuga.
Os reclusos, com idades compreendidas entre 22 e os 30 anos, estavam todos detidos por tráfico de droga. Um cumpria pena de três anos de prisão no EPR de Olhão, enquanto os restantes, condenados a penas entre os quatro e os oito anos, eram provenientes do Estabelecimento Prisional do Linhó, encontrando-se em trânsito na cadeia algarvia no âmbito de um processo em que são arguidos no Tribunal de Faro. O CM apurou que dois dos reclusos foram ouvidos em audiência de julgamento anteontem, tendo ficado a aguardar que o terceiro fosse presente a tribunal – o que estava previsto para ontem – para regressarem ao Linhó.
O EPR de Olhão foi um dos escolhidos para apoio ao Euro, tendo sido criadas 50 vagas para albergar os eventuais detidos por práticas criminais durante o evento.
OBRAS AMPLIAM ESPAÇO
O EPR de Olhão funcionou, até há três anos, como cadeia de apoio ao Estabelecimento Prisional Regional de Faro. Com uma lotação para 42 reclusos, acolhe actualmente 58.
O edifício encontra-se na fase final de obras de remodelação e ampliação para melhorar as condições de funcionamento. Com as obras concluídas, o estabelecimento prisional ficará com15 celas, seis camaratas, balneários, cantinas, posto médico, biblioteca, sala de aulas e pátio descoberto.
Os reclusos doentes têm, no próprio estabelecimento, consultas de clínica geral. É também realizado um rastreio sistemático de tuberculose e tanto os reclusos como os funcionários são vacinados periodicamente contra a Hepatite B.
A cadeia assegura ainda o ensino básico recorrente aos detidos e permite a prática de futebol, voleibol e ténis de mesa.
CARRINHA CELULAR
Três reclusos, imigrantes ucranianos, arrombaram, no dia 30 de Abril, a porta do veículo celular que os transportava e tentaram a fuga. Mas um deles, ao saltar do veículo, bateu com a cabeça e morreu. Já os outros dois foram parados com disparos de agentes.
SALTOU DA PJ
Três detidos tentaram a fuga, no dia 19 de Abril, por uma janela da sala de visitas do Estabelecimento Prisional da PJ de Lisboa. Mas como a janela está a 12 metros de altura da rua, dois sofreram ferimentos e foram capturados. Já o terceiro, conhecido por ‘Corvo’ caiu sobre um carro e fugiu.
FUGIU DO HOSPITAL
Um rapaz com 18 anos, detido por suspeita de roubo de telemóveis, fugiu no dia 31 de Março, algemado, do Hospital de Vila Franca de Xira. O rapaz saltou pela janela do segundo andar, quando estava para ser operado a uma apendicite aguda.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt