Funcionários apanhados a desviar encomendas dos CTT em Matosinhos

Dois homens, de 21 e 26 anos, foram detidos pela GNR. Um terceiro suspeito, de 19 anos, suspeito foi constituído arguido.

24 de abril de 2025 às 10:15
Material apreendido pela GNR nas buscas Foto: DR.
Partilhar

Três funcionários do centro de distribuição dos CTT de Perafita, em Matosinhos, são suspeitos de terem desviado encomendas ao longo de vários meses. Furtaram diversos bens, em especial equipamento eletrónico. Após várias queixas, os CTT deram conta da situação à GNR, que começou a investigar o caso. Esta segunda-feira, o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Matosinhos deteve em flagrante dois dos funcionários, com 21 e 26 anos. Um terceiro suspeito, de 19 anos, foi constituído arguido. 

Os militares efetuaram várias buscas à casa dos dois detidos, aos carros e ainda aos cacifos no centro de distribuição dos CTT, sendo que conseguiram apreender telemóveis, computadores, máquinas fotográficas e de filmar, tudo avaliado em mais de 30 mil euros. Foram ainda apreendidos 120 euros. 

Pub

As autoridades detetaram já desvios de encomendas desde o início do ano, mas a investigação tenta agora perceber ao certo há quanto tempo é que este esquema estava a ser colocado em prática. As encomendas eram dissimuladas pelos funcionários de várias formas para que depois fossem retiradas do centro de distribuição sem que ninguém desse conta. 

Estão em causa crimes de peculato, furto qualificado, violação de correspondência e violação de segredo de correspondência. Os dois detidos foram presentes a tribunal e ficaram sujeitos a apresentações semanais às autoridades. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar