GNR alerta para assaltos com o "método da sementeira"
Técnica usada por grupos organizados provoca distração das vítimas. É usada em estacionamentos de superfícies comerciais.
"Atenção ao 'método da sementeira!'" O aviso é do Comando da GNR da Guarda e pretende alertar para um novo método usado por grupos organizados para assaltar pessoas, sobretudo em parques de estacionamento de superfícies comerciais, bombas de gasolina e nas imediações de caixas multibanco. "Esta técnica consiste em lançar ao chão um objeto (uma moeda, umas chaves ou outro) próximo da vítima, levando-a a sair do veículo ou a baixar-se para apanhar o 'isco'. Nesse momento, os autores aproveitam para furtar rapidamente bens do interior da viatura ou do solo", descreve a GNR.
As vítimas são previamente escolhidas - normalmente pessoas sozinhas - e os assaltantes agem sempre em grupo. Um lança a 'semente', os outros recolhem os sacos, malas e outros bens de valor. Depois fogem num carro onde outro cúmplice espera. Não há números concretos em Portugal, mas em Espanha a Guardia Civil deteve há poucos meses oito pessoas por este esquema após 20 roubos só na zona de Madrid.
A GNR alerta para "nunca perder de vista os seus pertences em espaços públicos ou estacionamentos; desconfiar de abordagens inesperadas ou movimentos suspeitos e trancar sempre o veículo, mesmo em paragens rápidas".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt