GNR apreende cães usados em lutas

Cinco cães – três deles pitbull – foram anteontem apreendidos pela GNR de Sintra, num bairro camarário de Casal de Cambra. Os animais, todos de tenra idade, davam mostras de ter participado em lutas ilegais entre cães. Também em Salvaterra de Magos, a GNR apreendeu sete pitbull.

08 de abril de 2006 às 00:00
Partilhar

A acção da Equipa de Protecção da Natureza e Ambiente (EPNA), da GNR de Sintra, estava planeada há semanas. “Foram recebidas denúncias que relataram a existência de alguns confrontos de rua entre cães de diversas raças, que depois das lutas ficavam junto ao bairro”. disse ao CM fonte policial.

Às 10h30 de quinta-feira, militares do EPNA de Sintra entraram no bairro camarário de Casal de Cambra, na companhia de funcionários do canil municipal, e de uma empresa camarária de recolha de lixo, tendo os animais sido encontrados “numa situação degradante”.

Pub

“Apesar de não estarem muito maltratados, os animais (três pitbull e dois rafeiros) estavam acorrentados a jaulas, sem o mínimo de condições de higiene, e constituindo um perigo para quem passasse perto”, acrescentou.

Os cinco animais, no momento em que foram apreendidos, tinham várias feridas. “Arranhões, feridas abertas, hematomas. Era evidente que todos haviam sido usados, recentemente, em lutas de cães”, referiu a fonte policial. Foram identificados três proprietários dos animais, a quem foram passadas diversas contra-ordenações por falta de licença e ‘chip’ de identificação dos cães.

Com esta operação, a GNR “acredita ter dado um sério golpe na realização de lutas ilegais de cães no bairro camarário de Casal de Cambra”.

Pub

A Guarda Nacional Republicana apreendeu em Marinhais, Salvaterra de Magos, sete cães da raça pitbull, considerados perigosos, que os proprietários mantinham sem qualquer documentação legal. De acordo com fonte da GNR, os cães eram usados em lutas, que são proibidas. Os quatro proprietários incorrem numa contra-ordenação punida com coima entre 500 e 3740 euros. Os quatro cães foram entregues ao canil municipal

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar