GNR apreende em Lagos mais de 20 litros de tabaco líquido

Produto apreendido, por se encontrar em "situação ilegal", num total de 20,77 litros, está avaliado em 9.695 euros.

04 de setembro de 2025 às 14:48
GNR Foto: DR
Partilhar

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu mais de 20 litros de tabaco líquido em Lagos, no Algarve, por introdução fraudulenta no consumo, estimando um prejuízo para o Estado em mais de sete mil euros, foi, esta quinta-feira, anunciado.

A apreensão foi feita na terça-feira passada pela Unidade de Ação Fiscal da GNR, durante uma operação de fiscalização em estabelecimentos comerciais no concelho de Lagos, no distrito de Faro, informou a força de segurança em comunicado.

Pub

O produto apreendido, por se encontrar em "situação ilegal", num total de 20,77 litros, está avaliado em 9.695 euros, lê-se na nota.

Caso o tabaco líquido fosse introduzido no consumo através dos circuitos comerciais paralelo, causaria um prejuízo para o Estado, em sede de Imposto sobre o Tabaco (IT) e Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), de aproximadamente 7.290 euros, quantifica a GNR.

Da fiscalização resultou ainda a elaboração de um auto de contraordenação aduaneira, por introdução irregular no consumo.

Pub

A GNR adianta que vai continuar a desenvolver a sua missão tributária na prevenção dos ilícitos que contribuem para a comercialização de produtos sujeitos a Impostos Especiais de consumo através de circuitos marginais.

O objetivo, refere, é combater a economia paralela e as práticas de fraude e evasão fiscais.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar