GNR apanha principal traficante em Vila Verde. O seu braço-direito passou 15 dias em Miami a ver o Benfica
Operação culminou na detenção de seis suspeitos e apreensão de droga, dinheiro e viaturas.
A GNR de Braga, através do Núcleo de Investigação Criminal, desmantelou, este fim de semana, uma rede de tráfico de droga que operava nos distritos de Braga e do Porto. As diligências permitiram a detenção de seis suspeitos, entre os 32 e 42 anos, entre eles o principal fornecedor de droga no concelho de Vila Verde.
O CM sabe que o líder do tráfico no concelho vilaverdense era um homem "discreto". Tinha um trabalho durante a semana e uma rotina que não levantava suspeitas. Também o braço-direito deste arguido foi apanhado. Trata-se de um homem que não tem rendimentos, mas ostenta uma vida de luxo. Tinha regressado a Portugal após ter estado 15 dias em Miami a ver o Benfica jogar no Mundial do Clubes. A par da sua detenção, ocorreu também a da sua companheira, de 35 anos.
A investigação durava há já cerca de dois anos. A jogarem com o elemento surpresa, os militares da Guarda deram início à megaoperação pelas 20h30 de sábado e os trabalhos só terminaram às 12h00 de domingo. Foram realizadas 13 buscas domiciliárias e 14 em veículos nos concelhos de Vila Verde, Braga, Amares, Famalicão, Guimarães e Porto.
No decurso das diligências, foram apreendidas 6 750 doses de cocaína, 3 276 de canábis, 960 doses de MDMA, 260 de cetamina e 69 de anfetaminas, para além de telemóveis e computadores e material relacionado com o acondicionamento e venda do produto estupefaciente. A três dos suspeitos foram também apreendidas viaturas, uma delas avaliada em cerca de 40 mil euros.
"É uma rede com vários níveis (...) O elemento surpresa foi fundamental para apanhar os arguidos desprevenidos. Não ofereceram resistência ao processo de detenção e depois às buscas domiciliárias", explica ao CM o capitão Ivo Morais, da GNR.
Os seis detidos foram, esta segunda-feira, presentes a primeiro interrogatório judicial para a aplicação das medidas de coação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt