GNR regista nove burlas diárias com pagamentos informáticos
Lançada a operação 'Comércio Seguro'. Foram denunciados à Guarda 2856 casos nos primeiros 10 meses.
A GNR tem no terreno, desde segunda-feira e até 31 de dezembro, a operação 'Comércio Seguro' 2025. Esta força de segurança chama a atenção de comerciantes e clientes para a existência de fraudes, apontando mesmo a ocorrência, nos primeiros 10 meses deste ano, de 2856 burlas informáticas com aplicações para transferência imediata de dinheiro, o que dá 9 situações diárias.
Em todo o ano passado, o número de denúncias tinha sido de 3392.
Outro crime comum para comerciantes e clientes é a burla informática com obtenção ilegítima dos dados da vítima. Nos primeiros 10 meses deste ano, a GNR refere ter tido 1926 registos do mesmo, enquanto no ano passado foram 2651. No combate a este tipo de criminalidade, a GNR disponibiliza diversos conselhos.
GNR dá conselhos de segurança a comerciantes.
O início da operação coincide com a campanha 'Black Friday', estendendo-se até aos festejos do Ano Novo. Como mecanismo de segurança nas compras, a GNR aponta para a necessidade de "prudência e vigilância, como alerta para as práticas fraudulentas mais comuns, como sites falsos, ofertas demasiado vantajosas, e o uso indevido de dados pessoais e bancários".
No terreno, será reforçado o patrulhamento nas zonas de comércio e aumentada a aposta na sensibilização. Em concreto, refere esta força de segurança em comunicado, serão "relembrados os procedimentos de autoproteção em situações de furto, roubo, ameaça grave, ou vandalismo". O objetivo é "reforçar o sentimento de segurança de comerciantes e clientes".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt