Governo autoriza videovigilância para a Eurovisão
Receio de atentados leva autoridades a aumentar meios de segurança.
Um sistema composto por 17 câmaras de videovigilância vai ser instalado na zona envolvente ao pavilhão Altice Arena, no Parque das Nações, para prevenir atentados terroristas e a prática de outros crimes durante o período de realização do Festival Eurovisão da Canção.
A autorização foi dada pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e teve o parecer positivo da Comissão Nacional de Dados. O sistema estará em funcionamento até ao dia 15 de maio e funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana.
O evento, cuja organização envolve 4000 profissionais e deverá trazer perto de 40 mil visitantes a Lisboa, envolve uma operação de segurança semelhante à da visita do Papa.
Quase todo o efetivo da PSP da capital vai estar envolvido, bem como elementos da Unidade Especial de Polícia. O pavilhão onde decorrem as atuações foi ‘esterilizado’ (expressão policial para a inspeção ao milímetro realizada por elementos da unidade de inativação de explosivos) no início do mês e as comitivas dos 42 países participantes vão ter escolta do Corpo de Segurança Pessoal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt