Governo compra 16 580 bastões para PSP e GNR
Cada força de segurança recebe 8290 bastões extensíveis para um período de dois anos. Equipamento tem 3 anos de garantia e a sua compra deve ser autorizada pela PSP. Polícias só podem ter dois.
O Governo comprou 16 580 bastões extensíveis para a PSP e GNR por 1.375.974,2 euros, sem IVA. Cada um fica por 82,99 euros, valor ao qual acresce ainda o imposto. Os dois contratos foram celebrados através de concurso público com a empresa Antero Lopes, Lda., em março deste ano e publicados no portal Base. As armas destinam-se a equipar as forças de segurança para o biénio 2025 - 2026, no âmbito do Decreto-Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança (DLPIEFSS).
Os contratos preveem o fornecimento de 8290 bastões extensíveis, com porta bastão, para a PSP e outras tantos para a GNR. Cada contrato custa 687.987.50. O equipamento tem três anos de garantia.
O bastão extensível é um instrumento portátil telescópico, rígido ou flexível. É uma arma de Classe A e, como tal, de uso particular proibido. O uso do bastão tem de ser autorizado pela PSP, que emite um documento a autorizar a sua aquisição. Cada elemento das forças de segurança e serviços de segurança só pode possuir dois bastões, sendo emitida uma autorização por cada instrumento. De acordo com a lei das armas, não é permitida a aquisição de bastões extensíveis através de transferência de outros estados membros da União Europeia ou importação de países terceiros.
82,99
80 milhões em contratos
No âmbito do DLPIEFSS, até final de abril foram lançados procedimentos no montante de 149.148.917,00 euros. Registaram-se ainda adjudicações e contratos celebrados no valor de 80.464.013,00 euros.
Empresa atrasou bodycams
A empresa Antero Lopes, Lda. tem sede em Lisboa e foi a entidade que impugnou, junto do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa, o concurso para equipar as forças de segurança com bodycams
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt